Pular para o conteúdo

8 arquitetas e urbanistas brasileiras inspiradoras que fizeram história

Essas mulheres são um lembrete de que, juntas e juntos, podemos transformar o mundo!

Conheça 8 arquitetas e urbanistas brasileiras inspiradoras que fizeram história e continuam nos inspirando:

1. Carmen Velasco Portinho

Carmem Portinho, em frente ao Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Foto: Arquivo Nacional

Carmen Portinho nasceu em Corumbá (MS) e se formou em engenharia civil em 1925, na Escola Politécnica da antiga Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 1939, tornou-se a primeira mulher a obter o título de urbanista no País. Em 2022 foi declarada por Lei a Patrona do urbanismo no Brasil.

2. Chu Ming Silveira

Natural de Xangai, na China, veio morar no Brasil aos 10 anos de idade, em 1959. Estudou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie e em 1966 foi trabalhar na Companhia Telefônica Brasileira (CTB) para desenvolver projetos de centrais telefônicas. Neste cargo, ela criou a icônica cabine telefônica: o orelhão, que se popularizou em todo o país.

3. Dora Alcântara

Dora Alcântara, professora aposentada da Faculdade de Atquitetura e Urbanismo da UFRJ e maior especialista em azulejos do Brasil. Na foto, ela aparece em casa, na Lagoa, com um painel do século XIX de uma construção demolida em São Luís, no Maranhão Foto: Gustavo Miranda / Agência O Globo

Referência nos estudos sobre azulejaria, a arquiteta e urbanista Dora Alcântara escolheu uma profissão dominada por homens e viu esse quadro se reverter ao longo das décadas. Formada pela Faculdade Nacional de Arquitetura, atual FAU/UFRJ, dedicou a carreira também ao ensino e à preservação do patrimônio. 

4. Lina Bo Bardi

Lina Bo Bardi, em 1967, no vão livre do Masp, ao lado do suporte de vidro, com obra de Van Gogh, criado por ela para a Pinacoteca da instituição.

Uma das arquitetas brasileiras mais conhecidas no mundo, Lina nasceu na Itália, em 1914. Após a Segunda Guerra Mundial, veio com o marido, Pietro Maria Bardi para o Brasil. Ao lado dele, ela projetou o Museu de Arte de São Paulo (MASP), símbolo arquitetônico de São Paulo. Entre suas obras de destaque também estão o Museu de Arte Moderna no Solar do Unhão, em Salvador; a Casa de Vidro e o SESC Pompéia, ambos na capital paulista. Lina se aprofundou em pesquisas sobre a cultura popular brasileira para desenvolver seus projetos. Ela faleceu em 20 de março de 1992. 

5. Lotta de Macedo Soares

A arquiteta autodidata Lotta de Macedo Soares (Foto: Instituto Lotta / Reprodução)

(Paris, 16 de março de 1910 – Nova York, 25 de setembro de 1967) foi uma arquiteta-paisagista e urbanista autodidata brasileira. A convite de Carlos Lacerda, foi uma das responsáveis pelo projeto do Parque do Flamengo, localizado na cidade do Rio de Janeiro, o maior aterro urbano do mundo.

6. Mayumi Watanabe Souza Lima

A arquiteta Mayumi Watanabe Souza Lima nasceu no Japão em 1934 (Foto: Arquivo Arq / Reprodução)

(Tokio, Japão, 1934- Brasil, 1994) foi uma arquiteta que se destacou por seu trabalho na teoria, planejamento e desenvolvimento de espaços educativos públicos e por sua coordenação nas obras do Museu de Arte de São Paulo. Ela estagiou com Lina Bo Bardi, Vilanova Artigas e Joaquim Guedes, e decidiu focar a carreira para desenvolver equipamentos públicos voltados para a educação. Foi casada com o arquiteto Sérgio Souza Lima, com quem chegou a projetar escolas públicas e residências. 

7. Miranda Maria Esmeralda Martinelli Magnoli

Foto: Revista Paisagem e Ambiente – 2006

Ela estudou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP nos anos 1950 e se interessou especialmente por estudos na área de paisagismo e teve papel essencial para fortalecer o ensino dessa área nos cursos de arquitetura do país. Trabalhou na Secretaria do Verde e do Meio Ambiente na Prefeitura Municipal de São Paulo e foi professora universitária. Devido à sua contribuição para o setor, ganhou uma edição da Revista Paisagem e Ambiente (número 21; 2006), da USP, em sua homenagem.

8. Rosa Grena Kliass

A arquiteta e paisagista Rosa Grena Kliass nasceu em 1932 (Foto: Adriano Campos / Divulgação)

É uma arquiteta-paisagista brasileira, considerada uma das mais importantes na história do Paisagismo brasileiro moderno e contemporâneo. Considerada a dama do paisagismo brasileiro, Rosa Grena Kliass foi a mulher responsável pela transformação no cenário, ao longo de uma caminhada de amadurecimento, traduzindo à sociedade a luz sobre a importância do papel do arquiteto paisagista.
Foi professora e fundadora da cadeira de paisagismo do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Entre suas obras mais significativas estão a reforma do Vale do Anhangabaú e o projeto paisagístico do Parque da Juventude, ambos na cidade de São Paulo.

Referências: CAU; Agência Senado; Revista Casa e Jardim e Jornal USP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *