Very Peri: como a cor Pantone 2022 inspira novos ares

Conhecida como autoridade global no universo das cores, a Pantone definiu para o ano de 2022 uma combinação de tons azuis e vermelhos que resultaram na queridinha Very Peri. Também vista como um roxo delicado, a cor promete moldar a indústria da moda, design de interiores e arte, seguindo os padrões de influência da marca.

A proposta deste ano é transformação. A cultura ao redor do mundo foi diretamente afetada pelos últimos acontecimentos e agora é o momento de reescrever histórias e suprir expectativas. Essa é uma cor que nos ajuda a abraçar a criatividade.

No Morar Mais, que prioriza a criatividade em projetos acessíveis sem deixar de lado a inovação, podemos ver inúmeros espaços dedicados à ousadia das cores. Autenticidade é com a gente! 

Seja em planos gerais ou em detalhes, uma tonalidade diferente pode mudar completamente uma perspectiva. Você tem medo de pintar uma parede inteira? Se isso ainda te traz insegurança, comece então por objetos no ambiente. É como na moda: se você ainda não quer ousar em vestir uma roupa fora da sua paleta habitual, aposte nos acessórios primeiro, ou entenda o que cada cor pode representar. 

Confira como os profissionais inseriram pontos sutis da cor em edições anteriores da mostra e ressignificaram a proposta de decoração.

O poder da psicologia das cores nos ambientes

O comportamento humano é altamente influenciado através das cores. É a partir desse estudo mais específico que podemos entender a associação de sentimentos com o uso de determinadas tonalidades. Neutros, frios ou quentes? A pintura estimula sensações que interferem no nosso bem-estar, por isso é preciso ficar atento na hora de selecionar o melhor para seu projeto.

Very Peri, por exemplo, tem uma presença nova e dinâmica que encoraja a expressão pessoal. A constância dos azuis somada ao entusiasmo dos vermelhos criou a mensagem de empoderamento na escolha da Pantone para esse ano. 

Mas como chegar nesse resultado? Durante cinquenta anos a marca desenvolveu e aprimorou o conceito de seu sistema de combinação de cores e conta com especialistas que, através de pesquisas e análises que duram cerca de nove meses, buscam novas influências dentro de diversas áreas do mercado. 

Dica: cores quentes estimulam o apetite, criam uma atmosfera alegre e otimista. Já as cores frias são ideais para quem busca tranquilidade e frescor. Experimente misturá-las e terá um espaço harmonioso e com personalidade. 

No Morar Mais Belo Horizonte, Silvia Turci e Cristhiane Prado acreditaram nas cores vivas para o “Quarto de Brincar e Jardim Secreto das Crianças”. Um quarto lúdico e alegre para momentos de lazer e relaxamento dos pequenos, onde vermelho, amarelo e azul surgem para estimular o aprendizado e a criatividade. O destaque fica para o céu estrelado, um toque de magia e calmaria proporcionado pela pintura.

Quarto de Brincar e Jardim Secreto das Crianças por Silvia Turci e Cristhiane Prado

Inspiração para todos os cantos da casa

Quarto, sala, banheiro, hall de entrada, decoração infantil, de adulto, masculino ou feminino… qual é o melhor canto da casa para mergulhar no tom “roxinho”? Por que não todos? O Morar Mais confia na originalidade dos arquitetos participantes e dá total liberdade para os processos criativos de cada profissional. 

Pode ser apenas uma poltrona colocada como destaque, um piso de banheiro, um papel de parede ou uma parede principal pintada inteiramente com as misturas de vermelho e azul. Um cômodo roxo traz dinamismo e modernidade!

É no equilíbrio da paz gerada pelos tons azuis e da positividade dos tons vermelhos que Very Peri chega para aquecer ambientes e provocar sensações. O designer de interiores é impulsionado cada vez mais a pensar “fora da caixa”. Foi um longo tempo em que todos pararam e a indústria  de certa forma fechou, deixando as tendências também estagnadas. Chegou a hora de arquitetar o novo: o novo lar, a nova perspectiva, a nova forma de encarar o mundo. Aproveite as criações do Morar Mais para se inspirar!

Colorir para iluminar

Nem só de tinta vivem as cores. A escolha do ano chegou também para iluminar! O efeito da cor na luz pode impactar um ambiente de diferentes maneiras. Você sabia que a iluminação nos tons de Very Peri está presente na decoração de aeronaves? Os motivos são as propriedades relaxantes do roxo. 

Pintura da Chris Bernardes

A sintonia com a luz cria inúmeras alternativas de clima para um mesmo espaço. Experimente substituir uma divisória por jogos de luzes ou iluminar um cantinho pra diferenciá-lo dos demais. Fique atento: é importante saber que as cores sempre beneficiam a iluminação semelhante a sua própria tonalidade.

Que tal um projeto que faz você se reconectar com a natureza? No lounge assinado pela Four Design para o Morar Mais Porto Alegre, o espelho d’àgua transmitiu a ideia de acolhimento aos visitantes de maneira orgânica e sustentável. Repare como a iluminação transformou parte da área do jardim.

Espelho d’agua por Four Design

Por que apostar na Very Peri?

Há mais de vinte anos a Cor do Ano Pantone influencia o desenvolvimento de produtos e decisão de compras em vários setores, como moda, design industrial e mobiliário. Novas tecnologias e materiais, assim como novos estilos de vida, inspiram a marca a trazer o que há de mais instigante para cada ano.

Energia é a palavra de um mundo pós-pandêmico! 

A definição de uma cor direciona o mercado e, consequentemente, o consumo, já que a marca detém a indústria de cores americana. Promove, assim, o efeito cascata: quando as tendências “escorrem” para todas as classes à medida que um produto se torna amplamente adotado. 

Banheiro Funcional – Simone Schulmeister

O Morar Mais apoia essa ideia! Lembram do projeto assinado pela arquiteta Renata Zappellini para a Pantone Brasil na edição de 2020 do Rio de Janeiro? Uma instalação completamente dedicada ao novo morar com o conceito da psicologia das cores. 

Embora nem todas as escolhas sejam capazes de ditar a estética de uma geração inteira de negócios, todos os olhos estarão voltados para o roxo nos próximos meses.

Espaço Pantone – Renata Zappellini

>> Alô lojistas e fornecedores! Quer ver o seu produto aqui no blog do Morar Mais? Participe da nossa próxima edição clicando aqui!

>> Você é arquiteto, designer de interiores ou paisagista e está se perguntando como participar do Morar Mais e concorrer ao Prêmio Morar Mais? Entre em contato conosco e confira nossas condições especiais para projetos fechados com antecedência!

Siga-nos no instagram: @morarmaispormenos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *