Sustentablidade

Não é um sonho. No Brasil, a busca pelo selo LEED  (Leadership in Energy and Environmental Design)  é cada vez maior. Este sistema de certificação e orientação ambiental criado pelo U.S. Green Building Council, é reconhecido e utilizado em todo o mundo.
Para obter a certificação no país, o projeto deve ser registrado junto ao Green Building Council Brasil e atender a diversos critérios. Quanto mais quesitos atendidos, mais valiosa é a certificação que vai de – Selo LEED (mais de 40 pontos), Selo LEED Silver (mais de 50 pontos), Selo LEED Gold (mais 60 pontos), Selo LEED Platinum (mais de 80 pontos).
O bacana é que além das exigências de sustentabilidade, o empreendimento também precisa ser economicamente viável (retorno aos empreendedores), socialmente justo e culturalmente aceito (contribuir para o crescimento de todas as pessoas envolvidas).
O máximo!
Edifício Jacarandá, certificação LEED® for Corel and Shell (LEED C&S), na categoria Platinum
Está aí a prova de que empreendimento sustentável pode ser arrojado e bonito. O edifício planejado e construído pela Bratke Collet e Engeform, com a consultoria green building de responsabilidade do CTE, tem o projeto de arquitetura assinado por Carlos Bratke. O visual muito descolado tem tudo a ver com o conceito “do bem” da edificação.

Com estratégias ambientais avançadas e o uso inteligente da tecnologia que, entre outros (muitos) diferenciais, tem áreas ajardinadas e pavimentos permeáveis que contribuem para a redução de alagamentos e enchentes na cidade, além da proposta de economia de 22,18% do consumo de energia elétrica.
morarmais-leed_05
Vale a pena saber mais sobre os inúmeros recursos verdes e humanos utilizados no Edifício Jacarandá: http://www.cte.com.br/projetos/2016-01-10edificio-jacaranda-e-o-primeiro-edificio/

“O evento Morar Mais por menos apoia as iniciativas sustentáveis desde 2004. Realizamos várias conferências em parceria com o Green Building Council. Desta maneira preparamos diversos arquitetos e designers de interiores para apresentar ambientes conscientes que primam pelo consumo consciente da água, da energia e da utilização da madeira e recursos renováveis”
Sandro Schuback – Diretor Nacional Morar Mais por menos

Case Verde
A certificação LEED, nasceu há 15 anos e está cada dia mais jovem. A cada 20 minutos um novo empreendimento LEED é certificado no mundo. Esta atualidade está clara quando percebemos que o mercado busca elevar o padrão técnico, para se adequar aos parâmetros exigidos pelo LEED. Com a escassez das matérias-primas, água e energia, a certificação ajuda a “empurrar” rumo à sustentabilidade. Isto quer dizer projetos cada vez mais independentes na auto geração destes recursos.

Selecionamos alguns cases com certificação LEED, que receberam consultoria sustentável da Petinelli. A empresa, craque no assunto, exibe em seu site os empreendimentos com gráficos animados com os resultados de economia de água e energia. Não resistimos e printamos as imagens para vocês.

Querem ver na fonte?  http://www.petinelli.com/
LEED já!
LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é uma referência para a maneira como pensamos a comunidade e como seus edifícios são planejados, construídos e operados. O conceito ultrapassa o sentido de como construímos. Ele nos fala de como vivemos (agora e em breve)!
Para você ter uma geral de como obter uma pontuação, dá uma olhada nos quesitos básicos:

Sustainable Sites: Sustentabilidade da localização;
Water Efficiency: Eficiência no uso da água;
Energy & Atmosphere: Eficiência energética e cuidados com as emissões na atmosfera;
Materials & Resources: Otimização dos materiais e recursos naturais a serem utilizados na construção e operação da edificação;
Indoor Environmental Quality: Qualidade ambiental no interior da edificação.
Innovation In Design: Uso de novas e inovadoras tecnologias que melhorem o desempenho do edifício;
Regional Priority: Edificações que dão prioridade às preocupações ambientais regionais.
Fontes:

Guilherme F. Del Nero, Coordenador de Marketing do GBC Brasil

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *