Se você é arquiteto, designer de interiores ou paisagista e tem planos de contratar uma assessoria de imprensa para “bombar” seus projetos na mídia, antes de iniciar este trabalho, é importante que você fotografe projetos residenciais completos com um fotógrafo especializado em arquitetura e decoração (projetos comerciais não costumam ter muito espaço na mídia, salvo os de apelo visual bastante inusitado). Quanto mais projetos fotografados você oferecer ao seu assessor de imprensa, mais chances terá de se fazer presente nos veículos de imprensa – jornais, revistas, sites, blogs e instagram. Ou seja: fotos profissionais de projetos finalizados são a munição de trabalho de uma assessoria de imprensa que atua na sua área!
A seguir, nossas dicas sobre o material fotográfico ideal para que o trabalho obtenha com êxito:
• QUANDO?
Finalize pelo menos 1 projeto residencial completo (com área social, íntima e de serviço) e considere um contrato de no mínimo 2 meses para obter resultados. Caso disponha de 2 projetos completos, considere um contrato mínimo de 4 meses.
• VEÍCULOS DE IMPRENSA.
Leia atentamente os veículos onde você gostaria de ver seus projetos publicados; repare no estilo de decoração predominante (cada veículo tem uma linha editorial, uma preferência), na forma como os ambientes foram produzidos, nos enquadramentos, na luz…
Clique aqui e veja esses ambientes na matéria de capa do caderno Morar Bem do jornal O Globo com foco nas paredes com pinturas artesanais.
Clique aqui e veja a matéria publicada no Jornal Extra com esse ambiente.
• LOGÍSTICA DE PRODUÇÃO.
Antes agendar as fotos dos projetos, monte uma logística de produção com a ajuda de parceiros fornecedores: tapetes coloridos e gráficos, composição de almofadas mesclando texturas, estampas e cores, roupas de cama despojadas e alegres, objetos divertidos, muitos livros, arranjos de flores, plantas, quadros de grande impacto visual… valorizam as fotos e ajudam na aprovação dos projetos. Dá trabalho, mas compensa!
• FOTÓGRAFO ESPECIALIZADO.
Contrate um fotógrafo experiente e especializado em arquitetura e decoração, de preferência com projetos já publicados em veículos especializados.
• LUZ NATURAL, SEMPRE!
Só use luz artificial nas fotos em último caso. As revistas e sites de maior prestígio no Brasil seguem o padrão europeu, que privilegia ambientes inundados de luz natural.
• FOTOS DOS MORADORES EM CASA.
Convença seus clientes (moradores) a fazerem uma foto descontraída em casa, pois os veículos tem buscado humanizar suas matérias. É comum veículos de grande prestígio deixaram de publicar projetos incríveis porque os moradores se recusaram a “aparecer” nas fotos.
• RETRATO DO ARQUITETO.
Além das fotos dos moradores, é importante solicitar ao fotógrafo uma foto sua (retrato) em um ambiente do projeto a ser divulgado. Dê preferência a roupas de cores neutras e estilo mais casual para não competir com a decoração do espaço. O visual leve e despojado, sem excessos, costuma ser melhor aceito pelos jornalistas.
Fotos: MCA Estúdio
Texto: LShuback Assessoria de Comunicação
Siga-nos no Instagram: @morarmaispormenos