Os “Queridinhos” do Morar Mais 2021 – Parte II

Quem leu a última matéria do nosso blog e visitou as mostras de 2021, percebeu que não falamos de todos os projetos premiados no ano passado, não é mesmo? Isso foi proposital. Tivemos que dividir este tema em duas matérias pois são muuuuuuuitos bons projetos!

Buscamos sempre valorizar o profissionalismo, a dedicação, a criatividade e o talento dos arquitetos, decoradores, designers e paisagistas que melhor traduzem os conceitos do evento: mais por menos, customização, brasilidade, inclusão social, sustentabilidade e tecnologia e inovação. Vamos falar deles, então?

É CHIQUE SER ECONÔMICO!

Quem nunca foi ao Saara? Para aqueles que não conhecem, o “Saara” é um centro comercial no Rio de Janeiro onde encontramos lojas que vendem absolutamente tudo! E o mais importante: tudo muito barato. 

Com pouco investimento e muita criatividade é possível sair do lugar comum. Essa foi a ideia central do “Quarto Dele”, assinado por João Amand na mostra do Rio de Janeiro. A proposta foi um quarto bem carioca, leve e praiano. Reutilizando materiais e usando tinta para efeitos inusitados, João utilizou vários objetos de decoração comprados no Saara. A ideia principal foi trazer sofisticação através de elementos naturais e genuinamente brasileiros. Isso é mais por menos, uma solução criativa e despretensiosa que resultou num projeto cheio de bossa e que cabe no bolso.

Fotos: Raphael Oliveira

PEDALANDO: SEM LIMITE PARA A IMAGINAÇÃO

O mesmo conceito foi trabalhado na “Morada do Ciclista”, criada por Luciana Lima e Letícia Longuinho, no evento de Belo Horizonte

O espaço foi inspirado num jovem ciclista, moderno, despojado e que adora esportes. O uso de objetos metálicos ícones, como a cama suspensa customizada em metalon, ou a arena feita com aros de bike sucateados, garantem a personalidade especial e, acima de tudo, valorizam o reuso de materiais nobres, inicialmente descartados. O reaproveitamento de materiais torna o espaço mais acessível e isso é mais por menos.

Fotos: Ivan Araújo

MEU PRIMEIRO APARTAMENTO

Não podemos deixar de falar do “Estúdio e Lavabo do Filho”, assinado por Silvana Prates, também em BH. O ambiente, inspirado no filho que quer ter um lar e uma vida própria, apresentou um espaço com somente o que realmente é necessário e com muito aconchego. Mais por menos: conceito aberto, estilo industrial personalizado e com todo charme que é preciso.

Fotos: Ivan Araújo

BRINQUEDO DE ADULTO

A arte do reaproveitando foi a grande sacada do ambiente criado por Thiago Herrera. O espaço “Garagem BMW”, apresentado na mostra carioca, mostrou um recanto descontraído para o homem moderno receber os amigos e cuidar dos seus brinquedos de adultos, como motos e carros. Um único ambiente que permite momentos de contemplação com bar e home office, atendendo as necessidades contemporâneas. Além das BMWs, o espaço conta com a arte do reaproveitando, ícone da sustentabilidade, apresentada no lavabo, que conta com bacias, cubas e armários originais repaginados e ressignificados com a criatividade do profissional.

Fotos: MCA e Raphael Oliveira

AVARANDADO…

Sustentabilidade foi o foco da “Varanda Bar”, espaço assinado por Karina Moreira e Katia Trindade na mostra mineira. O projeto prioriza as relações entre amigos e familiares, proporcionado por um ambiente externo. Tons terrosos e madeira natural trazem aconchego e harmonia ao se integrarem com a área verde do espaço. O trançado das luminárias em papel kraft, se conecta com a trama dos móveis em corda náutica. Foram reaproveitados escaninhos, bicicleta, cano pvc, dentre outros materiais de baixo custo.

Fotos: Ivan Araújo

E por falar em trança, o Morar Mais pormenos ADORA trança! Pode ser em cabelos, em bolsas ou chapéus de palha, tudo com material reaproveitado, incríveis!

MEU BRASIL BRASILEIRO

Podem fazer críticas ao nosso país mas, em muitos quesitos, somos mais que abençoados. Tem coisa mais gostosa que tomar uma água de coco na beira da praia? E saborear uma banana no meio da tarde? Podem falar o que quiserem, mas nossas frutas são as melhores!

E a mesma brasilidade que amamos é refletida em nossos eventos. 

O “Estar Nordestino”, criado por Eder Ambrósio na mostra do Rio, traduziu conforto, funcionalidade e valorização do design em espaços que retratam a brasilidade nordestina a partir de artesanato e elementos naturais. O uso de texturas em cimento queimado, cortinas de palhinha natural e peças decorativas feitas do reaproveitamento de madeira de queimadas surgem como soluções criativas e sustentáveis.  

Fotos: MCA e Raphael Oliveira

SINERGIA DO AMBIENTE COM A NATUREZA

A brasilidade também foi mote do “Ateliê Ybyrá”, assinado por Angélica Santana no evento de Belo Horizonte. Ybyrá é uma palavra que vem do Tupi, significa “árvore, madeira” e traduz a essência do ateliê. Um ambiente preenchido pela natureza ancestral, expressa na arte afetuosa que compõe o espaço e que abraça a todos com cores emblemáticas, contemplando uma arquitetura de interiores coerente, criativa e consciente.

Fotos: Ivan Araújo

E por falar em brasilidade, temos mais uma receita deliciosa: farofa de banana!!! Descasque as bananas, a cebola e o alho. Corte as bananas em meias-luas médias, a cebola em cubos pequenos e pique fino o alho. Coloque uma pitada de amor, um toque de sabedoria e aprecie sem moderação!

OBJETOS DE SEGUNDA MÃO? POR QUE NÃO?

Quem não gosta de um brechó de qualidade ou de uma boa feira de antiguidade? Esses clássicos estão sempre na moda. Aliás, a moda é saber comprar o bom e barato, sempre! 

Foi esta a linha de pensamento dos arquitetos Hugo Viana e Mayla Barreto quando criaram o “Estúdio 30” na mostra do Rio. O projeto buscou explorar mobiliários, materiais e elementos já existentes: móveis, objetos e luminárias de segunda mão, garimpados em antiquários do centro do Rio, onde é possível encontrar peças originais das décadas de 50 a 60, por valores bem mais baixos. Isso tornou o ambiente mais vendável, dentro da realidade, acessível. Por isso foram premiados na categoria comercial e vendas.

Fotos: MCA

Bem, parece que contemplamos todos os ambientes premiados. Ufa, são muitos! E agora focamos nosso olhar para o futuro, os eventos de 2022 já estão no forno. Esse ano, daremos destaque à inovação, à Alameda O, ao Feng Shui, à biofilia e à neuroarquitetura. Aguardem, vem muita coisa boa por aí!

>> Alô lojistas e fornecedores! Quer ver o seu produto aqui no blog do Morar Mais? Participe da nossa próxima edição clicando aqui!

>> Você é arquiteto, designer de interiores ou paisagista e está se perguntando como participar do Morar Mais e concorrer ao Prêmio Morar Mais? Entre em contato conosco e confira nossas condições especiais para projetos fechados com antecedência!

Siga-nos no instagram: @morarmaispormenos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *