Dois dos conceitos do Morar Mais são referenciados como o novo caminho no maior prêmio de Arquitetura do mundo.
O Morar Mais por menos mais uma vez comprova ser vanguardista, o Prêmio Pritzker foi dado por dois conceitos bastante usados no nosso negócio: o “Mais por menos” e a “Sustentabilidade”. Confira a matéria publicada na Veja constatando o que há 19 anos percebemos: o chique que cabe no bolso, o menos sempre será mais:
O Prêmio Pritzker é concedido em reconhecimento às qualidades de talento, visão e comprometimento, que persistentemente produziram contribuições significativas para a humanidade e o ambiente construído por meio da arte da arquitetura . A carreira de David Chipperfield, o laureado de 2023, é marcada por um longo prazo, rigor e consistência em um corpo de trabalho que integrou e equilibrou perfeitamente os dois termos dessa equação.
Um dos mantras da corrente encabeçada por Chipperfield é “fazer mais com menos” — e dá-lhe concreto e tantos outros materiais reciclados, tudo movido a energia solar para poupar o ambiente num momento em que ele é tão castigado. (VEJA – 19/03/2023)
A Citação do Júri de 2023 do Laureado afirma, em parte: “Esse compromisso com uma arquitetura de presença cívica discreta, mas transformadora, e a definição – mesmo por meio de comissões privadas – do domínio público, é feito sempre com austeridade, evitando movimentos desnecessários e direcionando livre de tendências e modas, o que é uma mensagem muito relevante para a nossa sociedade contemporânea. Essa capacidade de destilar e realizar operações de design meditadas é uma dimensão da sustentabilidade que não tem sido óbvia nos últimos anos: a sustentabilidade como pertinência, não só elimina o supérfluo, mas também é o primeiro passo para a criação de estruturas capazes de durar, física e culturalmente. ”
O Morar Mais tem como conceito principal o “Mais por menos”! O profissional participante deve buscar no mercado produtos com um bom custo x benefício e mostrar que, com a sua ajuda, a decoração pode ser sofisticada e acessível.
Além disso, somos o primeiro evento de decoração a defender a sustentabilidade, mais do que nunca, a busca por soluções sustentáveis tem deixado de ser uma escolha e se tornado uma necessidade para garantir o futuro do planeta. O investimento em energia limpa e em novas técnicas de reciclagem são alguns exemplos desse olhar da tecnologia e da inovação para uma existência mais coesa e harmoniosa com a natureza.
Conheça algumas das obras de Chipperfield selecionadas pelo júri do prêmio:
Texto: Ale Devecchi