Galeria em Casa: 8 ideias para compor quadros na parede

Se tem uma coisa que atribui um toque de personalidade instantâneo à decoração, são os quadros. Sejam obras de arte, fotografias artísticas, fotos impressas da internet ou do álbum de família, a escolha das imagens revela muito sobre a personalidade do morador. Por isso, para inspirar você a criar uma verdadeira galeria em casa, garimpamos 8 ideias apresentadas no Morar Mais, com os mais variados tipos de composições! Confira!

POLÍPTICOS 

quadros na parede

Estar Musical, assinado por Patricia de Britto e Nivalda Carvalho para o Morar Mais Salvador

No Estar Musical, assinado por Patricia de Britto e Nivalda Carvalho para o Morar Mais Salvador, um conjunto de quadros, com fotografias de partes de árvores distintas, compõem a imagem de uma única árvore. Para alcançar esse resultado, a disposição dos quadros ocupa toda a parede, a partir do rodapé. Além disso, as peças ficam bem próximas umas às outras. Esse tipo de composição, quando uma imagem única é dividida em diversos quadros, é chamada portanto de políptico. 

TRÍPTICOS 

quadros na parede

Sala do Mar, assinada por Miguel Capanema e Nathalia Bertoli para o Morar Mais Rio

Na Sala do Mar, assinada por Miguel Capanema e Nathalia Bertoli para o Morar Mais Rio, uma fotografia do skyline do Rio de Janeiro foi eleita para compor o espaço despojado e confortável. Em vez de um único quadro, a imagem foi dividida em três, posicionadas acima do sofá. Neste caso, é denominada tríptico. Além de explorar melhor o espaço, o recurso destaca os detalhes de cada quadro, chamando a atenção para diferentes cenas. 

ENCONTRO DE PAREDES 1

Estúdio da Chef de Cozinha, assinado por Vivi Visentin e Vivi Pontes para o Morar Mais Rio

Muitos quadros diferentes e divertidos, com diversos tipos de molduras, compõem a sala de estar no Estúdio da Chef de Cozinha, assinado por Vivi Visentin e Vivi Pontes para o Morar Mais Rio. A mistura eclética, com pinturas, pôsteres, gravuras, propagandas antigas e mapas evidencia o estilo irreverente do projeto. Além da posição inusitada das obras, próximas ao piso e ao teto, o quadro central se destaca pelo formato em “L”, tirando partido do encontro entre as duas paredes. 

ENCONTRO DE PAREDES 2

Sala Bar, assinada por Marcella Bacellar e Renata Lemos para o Morar Mais Rio

Já na Sala Bar, assinada por Marcella Bacellar e Renata Lemos para o Morar Mais Rio, a disposição dos quadros também partiu do encontro entre duas paredes. Para criar um visual mais moderno, as profissionais dispuseram as obras de arte bem próximas umas às outras, com molduras variadas. Note que, para tornar a composição mais harmoniosa, a disposição das peças segue linhas-guia, mantendo a mesma altura em relação ao piso e ao rodateto.

MIX DE ELEMENTOS 1

Sala de Almoço, assinada por Deusicleia Horta para o Morar Mais Belo Horizonte

Quadros, ilustrações e pratos foram combinados na composição criada por Deusicleia Horta para a Sala de Almoço no Morar Mais Belo Horizonte. Os motivos lúdicos guiam a escolha dos objetos, conferindo um clima acolhedor e familiar para a decoração! Além disso, as peças são agrupadas por tipo: as três telas alinhadas à direita, os quadros emoldurados na sequência e os pratos com bordas iguais à esquerda. Que tal se inspirar na ideia e chamar a criançada para ilustrar os novos quadros da casa? Varie as superfícies para diversificar a galeria e escolha um tema, para dar unidade à composição!

MIX DE ELEMENTOS 2

Varanda Amazônia, assinada por Elaine Vilela para o Morar Mais São Paulo

Na Varanda Amazônia assinada por Elaine Vilela para o Morar Mais São Paulo, a impactante parede verde ganhou uma galeria com quadros e elementos que se conectam ao tema proposto pelo espaço. Para isso, fotografias de animais e ambientes naturais foram combinados a cocares e cestarias típicos da arte indígena brasileira. Repare que todos os elementos estão alinhados e equidistantes em relação ao sofá. O ideal é que a distância entre a altura dos móveis e a posição dos quadros na parede seja de pelo menos 15cm. 

TEMÁTICOS 1

Estúdio do Fotógrafo, assinado por Regina Prior, Bianca Prior e Hannah Brauer, do escritório RBP Arquitetura e Interiores, para o Morar Mais Rio

O Estúdio do Fotógrafo, assinado por Regina Prior, Bianca Prior e Hannah Brauer, do escritório RBP Arquitetura e Interiores, para o Morar Mais Rio, apostou em uma galeria temática: fotos de viagens, em paisagens deslumbrantes! Alocada na lateral da cama, sobre uma parede de tijolinhos, o conjunto ganha unidade com as molduras de mesma espessura, além da cor azul dominante em todas as imagens.

TEMÁTICOS 2

Apartamento Carioca, assinado por Fernanda Dorta e Nivea Tavarez, para o Morar Mais Rio

Apartamento CARIOCA! Esse foi o tema do espaço assinado por Fernanda Dorta e Nivea Tavarez, para o Morar Mais Rio! Com visual leve e solar, o ambiente traz uma galeria de fotografias que representam todo o estilo da Cidade Maravilhosa, suas marcas “registradas”, praias e pontos turísticos. Para conferir um visual mais uniforme à composição, que conta com quadros de tamanhos diferentes, as peças apresentam moldura branca com passe-partout branco com faixa azul – reproduzindo o padrão pintado na própria parede de tijolinhos.

Curtiu as dicas? Confira também nosso canal no YouTube e fique de olho nas novidades do Morar Mais através do nosso Instagram.

Texto: L.Schuback Assessoria de Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *