Faça você mesmo: 9 ideias de luminárias criativas do Morar Mais que você pode recriar em casa!

SALA DA FAMÍLIA – dois lustres com estrutura em ferro oxidado e cúpulas feitas de copinhos de plástico descartáveis – Cristina Japiassu

Se tem uma coisa que enche a gente de orgulho, é a criatividade dos arquitetos e designers de interiores do Morar Mais. Todos os anos, os profissionais participantes nos presenteiam com ideias criativas, inusitadas e que cabem no bolso, para as mais diversas funções, que podem ser facilmente reproduzidas! Hoje, vamos apresentar nove luminárias criativas incríveis que você pode fazer até mesmo com o que já tem em casa, com pregadores de roupa, fitas cassete, copos descartáveis, funil de cozinha, peneira de obra… vamos lá!

PREGADORES DE MADEIRA

Que tal usar pregadores madeira, desses de pendurar a roupa no varal, para criar uma luminária pendente super descolada? Essa foi a ideia de Danielle Boggiss e Marcia Magalhães para criar uma iluminação suave e irreverente para o Estúdio do Rapaz, no Morar Mais Rio. Basta criar duas estruturas de arame quadradas, com cerca de 2cm de diferença de uma para a outra, e preenche-las com os pregadores.

FUNIL DE PLÁSTICO

No Estúdio da Chef de Cozinha Casa e Gourmet, do Morar Mais RioVivianne Pontes e Vivi Visentin levaram para a decoração várias referências ao universo gastronômico. Aqui, o lustre da mesa de jantar é feito a partir de vários pendentes com “cúpula” de funil plástico! O fio de alimentação entra pela parte mais estreita do funil e só então é conectado ao bocal com a lâmpada. Pintados com tinta spray na cor bronze, fica até difícil reconhecer o utensílio, não é mesmo? 

FITAS K7

Um abajur super diferente e com um toque de nostalgia! Quem guardou aquelas fitas cassete antigas pode se inspirar nesta luminária de mesa criada por Ana Lúcia Danello e Vânia Lúcia Guerreiro para o Quarto da Jogadora de Vôlei, do Morar Mais Rio. Para fazer essa peça, as profissionais retiraram a fita magnética, mantendo apenas a caixa plástica. As peças foram unidas por braçadeiras e presas a uma base de mdf, onde estão instalados o bocal e a lâmpada. Duas fitas desmontadas formam os pés da nova luminária. Pronto!

PENEIRAS DE PALHA

Uma iluminação delicada e romântica no cinema ao ar livre! No Cine Alpendre, espaço assinado por Cecília Carvalho e Sandra Salazar para o Morar Mais Belo Horizonte, o delicado jogo de pendentes, em diferentes alturas, é feito a partir de peneiras de palha unidas de duas em duas, como um “sanduíche”. A lâmpada fria amarela dá um toque mais acolhedor à iluminação.

PENEIRA DE OBRA 1

Uma luminária de parede personalizada e encantadora! A designer de interiores Natasha Betts, que assinou a decoração da Loja Andrea B para o Morar Mais Rio, usou uma peneira de obra como bastidor de bordado, transformando-a em uma charmosa arandela. Neste caso, o bordado precisa ocultar a lâmpada, que fica presa na parte de trás da peneira. Use um fio revestido em tecido para deixar sua luminária ainda mais bonita!

PENEIRA DE OBRA 2

Outra ideia super bacana com peneiras de obra foi apresentada no Estar Carioca, assinado por Ana Cano MilmanLavínia Jobim e Érica Saraiva para o Morar Mais Rio: o trio pintou seis peneiras de obra de diferentes cores e transformou-as em luminárias suspensas por cabos de aço – os fios, bocais e lâmpadas ficam aparentes, repousados sobre as peneiras. O resultado é colorido e divertido!

CABO DE VASSOURA

Acredite se quiser: no Banho da Galeria, assinado por Aline Nepomuceno, Mariely Costa, Nei Nicolato e Camila Alvarenga, do escritório Bonacci Arquitetura e Interiores, para o Morar Mais Belo Horizonte, o lustre irreverente e descolado foi feito com cabos de vassoura! A peça é composta por uma haste principal e três partes do cabo presas em diferentes níveis e angulações por parafusos e porcas-borboleta, com um bocal com lâmpada preso em uma das extremidades. O resultado é um lustre assimétrico que confere um toque industrial imediato ao ambiente!

LÃ ou FITA POMPOM 

No Quarto da Menina, assinado por Leticia FigueiredoJuliana Novaes e Giane Duarte para o Morar Mais Belo Horizonte, um dos toques de fofura fica por conta do lustre customizado, devidamente batizado de Nuvem!  A cúpula foi envolvida por lã de algodão, com um volume no fio que dá esse visual de pelúcia à peça. Em casa, você pode aproveitar para dar um novo visual para cúpulas mais antigas ou criar uma estrutura com dois aros de metal, envolvendo-os com lã ou fita pompom! É importante usar uma lâmpada fria (que não esquenta) para evitar acidentes, ok?

COPOS DE PLÁSTICO

É isso mesmo: lustres feitos com copos de plástico! A ideia é da arquiteta Cristina Japiassú, desenvolvida especialmente para a Sala da Família, do Morar Mais Rio. As duas luminárias foram feitas com estrutura de ferro oxidado e cúpulas de copinhos de plástico descartáveis. A transparência do material irradia a luz no ambiente de forma homogênea. Use lâmpadas frias se for reproduzir este modelo em casa!

Curtiu as nossas dicas? Então compartilhe com os amigos e mão na massa! Vamos adorar conferir seu toque pessoal inspirado nestas luminárias criativas do Morar Mais. Poste no instagram e marque nosso perfil @morarmaispormenos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *