De braços dados: a moda e a decoração!

A inspiração mútua entre moda e arquitetura nos conecta cada vez mais com um estilo de vida onde bem estar e sustentabilidade caminham juntos. Arte, decoração e design influenciam diretamente no nosso modo de agir, vestir e decorar. Já notaram como marcas de moda não param de lançar coleções de peças para casa? Nada mais coerente do que levar o seu estilo também para dentro do lar, isso é se expressar!

De braços dados, acessórios versáteis unidos aos elementos naturais trazem a sensação de conforto no vestuário, assim como proporcionam ambientes leves, aconchegantes e convidativos. O Morar Mais é prova viva dessa comunhão de artes, amamos essa combinação!

“Sempre achei que o design de moda e de interior estavam conectados e deveriam estar disponíveis para todos. Não foi um desafio migrar da moda para a casa, foi para mim uma progressão orgânica natural. O público abraçou minhas novas ideias e eu decidi expandir meu negócio.” – Tommy Hilfiger.

Créditos: Documentario Interior Motives, Tommy Hilfiger

O linho e a madeira

Do tecido usado para as roupas dos faraós egípicios, conhecemos a peça nobre de produção complexa que é o linho. Como uma arte, o trabalho de tecelagem nos mostra o valor que o tecido pode ter no nosso dia a dia. O  linho se tornou ícone de elegância e tradição. 

A madeira como escultura, tão presente na arquitetura como obra artística, surge na moda através de trabalhos manuais exclusivos. Exemplo do chapéu de cedro de reaproveitamento esculpido ao longo de aproximadamente 25 dias, trabalho de Cristiane Martins, responsável pela marca Amazônia Ancestral. O acessório ganhou caráter único e irreverente no ensaio com direção de arte de Gabi Werden que lançou a coleção “Sentir”, estreia da estilista Aline Rocha.

Diretora artística/styling | Gabi Werden – Roupas e faixa de organza pintada a mão | Aline Rocha
Chapéu de Madeira | Cristiane Martins

Clássicas e originais, a mistura de texturas cai bem quando o assunto é design de interiores, além de causar um impacto visual surpreendente. E se combinássemos linho e madeira? Essa foi a ideia de Andréa Azevedo, que assinou o espaço “Sala de Jantar e Conversação” para o Morar Mais Belo Horizonte. Confira como o projeto combinou elementos naturais com o acolhimento da madeira e do linho em uma proposta intimista para celebrar e compartilhar momentos.

Sala de Jantar e Conversação por Andréa Azevedo – Fotos: Ivan Araújo

Coringas na decoração e no vestuário, os materiais se tornam os queridinhos de quem busca versatilidade. Assim como a imponência da madeira cria ambientes ligados ao estilo rústico, contemporâneo, industrial ou até vintage, o linho pode representar delicadeza e informalidade, dependendo do seu uso. Quem resiste ao tecido natural e orgânico no verão brasileiro?

Calça de linho por Aline Rocha / Máquina de Tear

Palha: a moda sustentável

A fibra natural tem mesmo um espaço especial no mundo da moda e da decoração. Qual é a sua memória afetiva quando falamos de cadeira de palha? E o que combina com um visual leve, tropical ou despojado? A característica artesanal da palha consolida a moda sustentável com um mercado consciente sempre em crescimento.  

Do chique ao casual, a palha vai muito além da moda praia! Com espaço garantido em locais urbanos, ganhou muitos adeptos depois que as bolsas tomaram conta das ruas de Nova Iorque. Seja na versão de chapéus, calçados, bolsas ou colares, brincos e pulseiras, a fibra entrega um ar de leveza e compõe muito bem com peças neutras. Democrática para todas as estações!

Você sabia que antigamente era comum ver a palha em construções? Sua vantagem é proporcionar um ambiente térmico, com proteção de chuvas. Uma forma inteligente de integração da arquitetura ao meio ambiente. Esse aspecto de abrigo com toque de refúgio da natureza foi projetado pelas arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos no Morar Mais São Paulo. O espaço “Quarto da Mãe Moderna” foi pensado para uma mulher de personalidade forte que ama a natureza. Repare nos detalhes naturais, como o piso vinílico que lembra madeira e os cestos de palha.

Quarto da Mãe Moderna por Danielle Dantas e Paula Passos / Chapéu de palha

Tudo se transforma! Os cestos trançados à mão viraram luminárias no “Apê AMERICANAS.COM”, assinado por Natasha Frota, Rafaela Lucena e Andrea Brito para o Morar Mais Rio de Janeiro. A tradição milenar indígena ganhou o olhar do design nos itens que foram sucesso na mostra. A cestaria dos talos da planta Arumã virou arte nas mãos do povo Ticuna, um trabalho completamente artesanal, onde o trançado ancestral encontra o design contemporâneo. O ambiente mostrou de perto a ideia de que a luz da floresta pode iluminar os lares da cidade.

Apê AMERICANAS.COM”, assinado por Natasha Frota, Rafaela Lucena e Andrea Brito

Respire, roupas em malha de bambu e tetos vazados!

O que precisamos? Frescor! O bambu se tornou excelente matéria-prima de fácil plantio para a produção de vestuário e utensílios de decoração. Ganhamos um substituto para a madeira e uma forma mais sutil de viver. 

A mistura da fibra de bambu com o algodão ou linho são boas pedidas para o nosso verão, já que essa junção cria peças macias e confortáveis para uma rotina cada vez mais corrida. O processo de tecelagem da fibra de bambu requer essa mistura de materiais, por isso preste atenção na composição descrita na etiqueta ao comprar um produto: quanto mais fibras naturais, mais leve e fresca vai ser a roupa. 

Conhecido como o aço verde da construção civil por ser flexível e resistente, o bambu não gera tantos resíduos e dá um toque estético original ao ambiente. Outra maneira de projetar um espaço autêntico com mais frescor é o uso de tetos vazados. No Morar Mais Rio de Janeiro, as profissionais Gabriela Ximenes e Rayra Lira Araujo assinaram a varanda “Mar e Terra”, um espaço convidativo e aconchegante com vista para a Lagoa Rodrigo de Freitas. Confira como o teto cria outra atmosfera no ambiente e uma sensação de conforto. Assim não dá vontade de ir embora mais!

Varanda “Mar e Terra” assinada por Gabriela Ximenes e Rayra Lira Araujo, ambiente exclusivo Tok&Stok / Teto de bambu Affrika Design Y Origem / Tecido de Bambu

>> Alô lojistas e fornecedores! Quer ver o seu produto aqui no blog do Morar Mais? Participe da nossa próxima edição clicando aqui!

>> Você é arquiteto, designer de interiores ou paisagista e está se perguntando como participar do Morar Mais e concorrer ao Prêmio Morar Mais? Entre em contato conosco e confira nossas condições especiais para projetos fechados com antecedência!

Siga-nos no instagram: @morarmaispormenos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *