Brasilidade, da decoração à filosofia do Morar Mais!

O Morar Mais se estrutura a partir de conceitos que norteiam não apenas os projetos apresentados pelos profissionais na mostra, como também a filosofia da empresa!

O Brasil é um país tão rico e cheio de possibilidades, sincretismos e influências culturais que compõem a casa e a arte de receber do brasileiro, que o Morar Mais entende que os profissionais participantes têm não só a liberdade como o dever de homenagear cada uma dessas histórias e estéticas brasileiras levando aos visitantes a beleza da sua cultura, arte, cor e matérias-primas.

Valorização da cultura local

Brasilidade no quarto

Quarto Brasileiro Contemporâneo assinado por Laryssa Dutton e Rebeca Albertassi para o Morar Mais Rio.

A cultura brasileira é a marca que pode ser explorada de forma positiva e incorporada estrategicamente em processos produtivos sustentáveis, como principal vantagem de diferenciação e qualidade em relação a qualquer outra nação.
Estrangeirismos como lounge, living, loft, closet e home theater são substituídos no evento.
No lugar, voltam a sala da família, quarto de vestir, sala de estar…

Resgatando e valorizando o que é nosso!

Trazer brasilidade ao ambiente não diz respeito apenas a garantir uma estética verde e amarela, com itens que remetem à nossa bandeira ou diretamente ao que temos no país. Mas entender como é o “ser brasileiro” e replicar essas características tão alegres e positivas no espaço, garantindo que todos que ali convivem possam colocar a brasilidade em prática no dia a dia.

Confira abaixo algumas ideias brasileiríssimas apresentadas por arquitetos e designers de interiores no Morar Mais e inspire-se para deixar o seu ambiente com a cara do Brasil!

Quarto para capoeirista é repleto de brasilidade!

O Quarto Paranauê, assinado por Karla Khalil e Luciane Borges do Carmo para o Morar Mais Rio, foi projetado para um capoeirista de 8 anos, a décor conta com elementos como cordas, tons de verde e madeira, que evidenciam a inspiração nas florestas brasileiras. Para combinar com o conceito adotado, foram escolhidos o laminado Eucafloor Gran Elegance Concreto com rodapé Estilo 70 mm madeirado. O quarto acompanha o crescimento do menino e possui objetos customizados, como a luminária de mesa e o balanço de pneu. Destaque para a cama com a caminha do cachorro e a cabeceira com peças soltas, para grudar com velcro, criada pelas arquitetas.

Fotos: André Nazareth

Um viva à nossa cultura!

Tudo foi desenhado especialmente para este Espaço do Corpo assinado por Ignez Ferraz para o Morar Mais Rio, desde o mobiliário às molduras (com destaque para a auto-iluminada da “Glatt” que abriga as fotogravuras da artista Mônica Nascimento), passando pela iluminação e complementos. Tons de verde além de atuais são relaxantes. Podem variar do bambu ao jade, passando pelos acinzentados. Se forem cores calmas, podem ser utilizadas em todas as paredes do cômodo. Pastilhas de coco da “Beraldin” substituem tapetes dando charme e o tom de brasilidade requisitado, além de servir para massagear os pés.

No gabinete Pantanal (finalista nos concursos Design da Terra 2005 e Movelsul 2006) os cremes e óleos são guardados em “caixas-gavetas” . De cada lado, diferentes incrustações em osso, baseadas nos trabalhos de artesãos mato-grossenses. O pufe Bumba-meu-boi (Menção Honrosa no concurso Design da Terra 2005 e finalista no Movelsul 2006) com tiras de couro inspiradas no vestuário da dança maranhense, também tem dupla função: sob ele, espaço para guardar mantas, quimonos, ou qualquer outro item volumoso.

Música e política com toque romântico

A design de interiores Joana Cepeda buscou referências na política e no Palácio do Planalto misturadas com referências musicais dando um toque mais romântico e brasileiro ao espaço Morada Brasil projetado por ela para o Morar Mais Rio e vencedor do prêmio Morar Mais Brasilidade em 2013.

Peças originais e customizadas!

Brasilidade: Peças originais e customizadas!

O Espaço de Convivência Idelli assinado por Laís Albergaria para o Morar Mais BH, reflete a brasilidade através de cores, formas e texturas de cada produto de nossa empresa e dos nossos fornecedores. Juntamente com peças originais e customizadas, valorizam o grande e o pequeno comerciante brasileiro e agrega conforto, beleza e funcionalidade ao ambiente.

Brasileiro Contemporâneo

Brasileiro Contemporâneo

O Quarto Brasileiro Contemporâneo assinado por Laryssa Dutton e Rebeca Albertassi para o Morar Mais Rio, tem como proposta ressaltar a beleza da cultura brasileira, o contato com a natureza e o trabalho artesão. Como solução econômica e sustentável, foi utilizada pintura de parede em tons que permitem a conexão com o ambiente natural, além do uso da madeira, palha e fibras naturais; e das grandes janelas que dão ao espaço uma verdadeira tela viva. O projeto ainda conta com luminárias e objetos produzidos pelas arquitetas.

Fotos: MCA Stúdio

Harmonia e conforto a baixo custo!

O Escritório dos Agentes de Viagem assinado por Alessandra Araújo e Claudine Araújo para o Morar Mais Brasília retrata um casal de proprietários de uma agência de viagem. O escritório alia o retrô dos anos 1950 e, ao mesmo tempo, elementos de modernidade. O prazer por viajar é destacado por meio da linguagem dos móveis e dos painéis de lousa com fotos. A tela e objetos de pedra do artista plástico brasileiro André Cerino reafirmam este cenário, próprio daqueles que estão sempre com as malas prontas. O ambiente une harmonia e conforto a baixo custo.

Verde e amarelo Brasil!

O espaço Iguarias Finas assinado por Adriane Chiappani e Thais da Rocha para o Morar Mais Vitória teve como tema principal a “brasilidade”, sendo exploradas as cores verde e amarela combinadas como marrom, que faz referência à terra. O uso de materiais rústicos no piso, paredes e marcenaria em harmonia com caixas de feira reaproveitadas trazem para este ambiente uma atmosfera de “casa de roça”, que valoriza a cultura da agricultura familiar capixaba.

Bossa Nova!

O espaço Bossa Nova assinado por Dolores Marafelli e Kathrin Damas para o Morar Mais Rio é uma homenagem à música brasileira e preza o bem-estar com muita bossa, conforto e aconchego, integrando as funções de sala de estar, jantar e relaxamento. Apresenta um mix de texturas que remete a um ambiente ao ar livre, com revestimentos atuais e cores marcantes. Pensado como um espaço corporativo com clima mais informal, mais brasileiro de ser, o projeto conta ainda com mobiliário versátil, adequando-se às diversas ocasiões e demandas.

Cobogó: design brasileiro tipo exportação!

Cobogó no espaço Estar da Lareira assinado por Flávia de Castro e Luciana Araújo Camargos para o Morar Mais BH.

Em Recife dos anos 1920, os engenheiros Amadeu de Oliveira Coimbra, português, Ernest August Boeckmann, alemão, e Antônio de Góis, brasileiro, idealizaram um elemento arquitetônico que permitisse a entrada da luz solar e da ventilação natural. O cobogó, esse precursor da sustentabilidade, foi batizado com a junção das primeiras sílabas dos sobrenomes de seus criadores, e compõe a história da moderna arquitetura brasileira.

Cobogó com canos de PCV reaproveitados na Varanda Multiuso assinada por Giovanna Brotto para o Morar Mais Rio.

A sua atualidade e atributos super desejáveis para os dias de hoje, fez com que arquitetos e designers voltassem a privilegiar o cobogó em seus projetos. Que bom!

Curtiu a nossa seleção de ambientes brasileiríssimos? Agora conta pra gente: qual é o seu preferido? Escreva nos comentários!
>> Alô lojistas e fornecedores! Quer ver o seu produto aqui no blog do Morar Mais? Participe da nossa próxima edição clicando aqui!
>> Você é arquiteto, designer de interiores ou paisagista e está se perguntando como participar do Morar Mais? Entre em contato conosco e confira nossas condições especiais para projetos fechados com antecedência!

Siga-nos no instagram: @morarmaispormenos

Texto: Ale Devecchi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *