O Morar Mais é o primeiro evento de decoração a defender a sustentabilidade, e mais do que nunca, a busca por soluções sustentáveis tem deixado de ser uma escolha,e se tornado uma necessidade para garantir o futuro do planeta. O investimento em energia limpa e em novas técnicas de reciclagem são alguns exemplos desse olhar da tecnologia e da inovação para uma existência mais coesa e harmoniosa com a natureza.
Antes, pedíamos um olhar para o tema, tudo era muito caro e difícil, mas isso nunca foi impedimento para seguirmos dando prioridade a esse conceito. Não desistimos! E hoje, pedimos uma imersão total no tema, aliás, quase não precisamos mais pedir, faz parte do nosso DNA.
Confira alguns projetos da nossa última edição do Morar Mais Rio que contaram com a criatividade e boas ideias para reduzir os impactos ambientais:
O Vencedor do Prêmio Morar Mais no conceito Sustentabilidade: O espaço da “Brinquedoteca ao vivo e a cores” mostrou que é possível fazer um projeto economicamente viável, com design e sustentabilidade. Tubos em PVC em diversas cores e a presença dos canos expostos sem grandes obras, asseguraram ao ambiente o destaque na sustentabilidade.
Iluminar os ambientes com luz natural como foi realizado no “Espaço Decanto” representa muito mais que uma forte tendência arquitetônica. A iluminação natural está ligada diretamente à questão da sustentabilidade, pois além de promover estética, reduz o impacto ambiental ao diminuir a utilização de luz artificial.
No “Banheiro SPA”, além do uso de revestimento cerâmico com acabamento amadeirado, que vem ao encontro da sustentabilidade e da responsabilidade ambiental,ao buscar reproduzir a estética da madeira sem devastar florestas. A bacia sanitária escolhida conta com duplo acionamento para escoamento, contribuindo com o uso racional de água.
A Sala da Lareira usa materiais reciclados como o Sistema Sipario trazem além da sustentabilidade, a possibilidade de usar o paisagismo como protagonista do ambiente. No mesmo ambiente, a lareira teve o uso de toras de madeira e álcool comum substituído por uma lareira ecológica que usa álcool etílico à base de cana de açúcar.
No “Quarto Masculino” se optou pela reutilização de objetos de decoração, elementos naturais e o bambu que é um material incrivelmente verde e ecológico, totalmente natural que pode ser reciclado e biodegradável.
Assim como as fibras naturais das cordas náuticas do mobiliário no “Café com a Mica”, que além de serem altamente resistentes e práticas são produzidas nacionalmente sem agredir a natureza, já que são plantas parasitas, sua retirada contribui para o desenvolvimento de outras árvores beneficiando o meio ambiente.
O “Recanto Criativo” também reaproveitou materiais decorativos de outros projetos. Outra solução encontrada no projeto é o uso de madeira de procedência conhecida; Construção seca e a marcenaria desenhada em módulos, facilitando a montagem, desmontagem e um novo uso.
Outras práticas sustentáveis podem ser encontradas nos ambientes, mas que nem sempre podem ser identificadas ao olhar para o mesmo, como o não gerar entulho com obra civil e o uso de materiais certificados como feito na “Sala de Jantar”, a reutilização de materiais encontrados facilmente em obras como os vergalhões da do “Bar da Gruta”, e as placas de MDF da “Galeria Pôr do Sol”.A madeira utilizada na elaboração dos brises e pórticos da “Varanda Mar”, e a reutilização das latas de tinta de obras e vergalhões no “Espaço da Escritora” também contribuíram com as práticas sustentáveis que fazem parte do nosso DNA.
Quer participar da Edição 2023? Entre em contato com a gente!
Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do Morar Mais! Fique de olho no nosso Instagram!
Texto: Ale Devecchi